Forças Guerrilheiras do Araguaia: Operação punitiva contra o fazendeiro Nemer Curi

Ao Povo de S. Geraldo e Xambioá!
A todos os lavradores!

O 3º Destacamento das Forças Guerrilheiras do Araguaia, no dia 1º de maio realizou com pleno êxito uma operação punitiva contra o fazendeiro Nemer Curi, também conhecido pelo apelido de Paulista.

Esse indivíduo tinha cometido vários crimes contra os guerrilheiros. No ano passado, quando as tropas da ditadura atacaram de surpresa habitantes desta região, ajudou a prender e a espancar covardemente um combatente da guerrilha, apoderou-se indevidamente de um burro, remédios e outros bens de moradores de Esperancinha, vendendo-os e embolsando o dinheiro obtido, serviu de guia e bate-pau a patrulhas do Exército, e andou pelas casas de muitos moradores difundindo calúnias contra o movimento guerrilheiro e concitando-os a combater os revolucionários em armas.

Em virtude dessa atitude vergonhosa de Nemer, o 3º Destacamento resolveu puni-lo. Decidiu cobrar unicamente uma indenização pelos prejuízos materiais que ocasionara às Forças Guerrilheiras. Não lhe aplicou pena mais severa tendo em vista dar-lhe oportunidade de se corrigir. Na casa do Paulista os combatentes do Destacamento arrecadaram armas, dinheiro e mercadorias no valor igual ao montante dos danos que o fazendeiro causara aos guerrilheiros. Nem um centavo a mais. Assim a ação punitiva foi um ajuste de contas. Disto são testemunhas os 12 peões e os empregados de Nemer que se encontravam no local e que foram tratados com toda a consideração.

Deste modo, as Forças Guerrilheiras mostraram, mais uma vez, que não tiram nada de ninguém e nem fazem perseguição de qualquer espécie. Respeitam toda propriedade legítima e procuram sempre ajudar os lavradores. Conforme consta de seu programa, defendem firmemente os direitos da pobreza e se batem pelo progresso do interior. Luta por um governo verdadeiramente democrático e que esteja de fato a serviço do povo. No entanto, não deixam de castigar, cedo ou tarde, os que cometem violências contra a população e prejudicam o movimento revolucionário.

O 3º Destacamento das Forças Guerrilheiras espera que a punição de Nemer sirva de advertência a todos aqueles que perseguem e roubam os posseiros e se prestam ao infame papel de bate-pau de um governo de bandidos e traidores, inimigo declarado dos
trabalhadores.

Abaixo a ditadura militar!
Viva o Brasil livre e independente!
Terra e liberdade para o Lavrador viver e trabalhar!
O povo unido e armado vencerá!

De algum lugar da selvas do Araguaia, 10 de maio de 1973.

Pedro Gil – Comandante do 3º Destacamento das Forças Guerrilheiras do Araguaia
Dina da Conceição – Vice-Comandante.