Comunicado Nº 6 das Forças Guerrilheiras do Araguaia

COMUNICADO Nº 6 DAS FORÇAS GUERRILHEIRAS DO ARAGUAIA

Com grande pesar e profundo sentimento revolucionário, as Forças Guerrilheiras do Araguaia comunicam a morte em combate da heróica e devotada lutadora da causa do povo HELENIRA RESENDE.

Quando cumpria um encargo de observação, Helenira foi descoberta por um Bate-pau e em seguida cercada por soldados acantonados no lugarejo denominado São José. Não se atemorizou. Atirou enquanto pôde. Atingida por uma rajada da metralhadora, caiu mortalmente ferida, derramando se sangue pela liberdade e pela independência da pátria. Cumpriu com honra e dignidade seu dever de membro das forças guerrilheiras do Araguaia.

Universitária e dirigente da União Nacional dos Estudantes, Helenira veio para o campo com o objetivo de ligar-se aos camponeses e participar de suas lutas, sendo conhecida pelo nome de Fátima na região em que morava. Tornou-se muito estimada por todos os que a conheciam. Ao sobrevir o ataque das forças da ditadura contra os moradores do Sul do Pará, incorporou-se aos que resistiram de armas na mão . Revelou grande coragem, espírito de iniciativa e capacidade de comando. Gozava de imenso prestígio entre seus companheiros.

O exemplo revolucionário de Helenira Resende jamais será esquecido pelo povo, em particular pela juventude. Os estudantes lembrar-se-ão sempre daquela que , além de guerrilheira, se destacou como valorosa militante do movimento democrático.

Reverenciando a memória e tão brava combatente, o comando das Forças Guerrilheiras do Araguaia, decide dar seu nome ao grupo ao qual ela pertencia.

O grupo de combate Helenira Resende há de crescer e realizar proezas dignas dessa heroína de povo brasileiro.

Honra e glória a Helenira Resende!

Morte aos que perseguem e atacam os moradores e os combatentes do Araguaia!

Por um Brasil livre e independente!

O Comando das Forças Guerrilheiras do Araguaia