Forças Guerrilheiras do Araguaia: Volante dirigido aos soldados

Soldados, Cabos e Sargentos! Atenção!
Não se deixem enganar!
Rebelem-se contra a ditadura!

Que estão vocês fazendo aqui, pondo em perigo suas vidas? Por que, longe de suas famílias, enfrentando inúmeras dificuldades nas matas e corrutelas do Sul do Pará? Já pensaram seriamente nisso?

Seus comandantes dizem que vocês combatem terroristas e marginais, perseguem inimigos da Pátria. Repetem, também, outras baboseiras. Mas tudo não passa de vergonhosa mentira, de trapaça infame para engabela-los.

Na realidade, vocês estão defendendo a pior das ditaduras, o regime mais tirânico que o Brasil já teve, o governo que esfomeia o povo e protege os tubarões.

Analisem, vocês mesmos, alguns fatos. Vejam como vivem os lavradores desta região, abandonados pelas autoridades e sem qualquer assistência. Recordem a situação de seus parentes e amigos civis, que recebem salários e outras rendas insuficientes para viver satisfatoriamente. Lembrem-se que, não distante daqui, próximo a Marabá, às Minas de Serra Norte – as maiores reservas de ferro do mundo – estão nas mãos da poderosa empresa ianque United State Steel. Tenham em conta que a democracia acabou no Brasil e ninguém pode criticar os governantes.

Vale a pena se sacrificar por uma causa tão ingrata? Meditem um pouco. Não permitam que os tornem autômatos e assassinos de seus irmãos.

Os combatentes do Araguaia são jovens patriotas. Não cometeram nenhum crime. Querem acabar com a ditadura, construir uma nação livre e próspera, almejam o bem estar de todos os brasileiros. Do mesmo modo que eles, vocês são filhos do povo trabalhador.

Por que, então, combate-los?

O movimento guerrilheiro é invencível. A luta armada iniciou-se, basicamente, há um ano e o governo ditatorial não pode derrota-la. Ao invés de desaparecer, as Forças Armadas do Araguaia cresceram, aumentaram seu prestígio entre a população local e sua luta alcança grande repercussão no país e no exterior.

Os guerrilheiros não estão contra vocês, mas contra os generais opressores. Não se deixem levar pela conversa fiada dos agaloados que procuram promoções e lançam os soldados numa luta inglória. Os oficiais recorrem a todos os meios para resguardar sua “preciosa” pele. Quase sempre, nas matas, não entram militares com posto acima de sargento.

Revoltem-se contra a situação humilhante em que se acham. Se vocês são patriotas, escolham um desses caminhos:
- fiquem passivos, indiferentes às ordens de seus superiores, não atacando os guerrilheiros. Não persigam os lavradores;
- abandonem os opressores, largando as armas em qualquer lugar ou entregando-as aos guerrilheiros por intermédio dos camponeses. Sejam homens livres;
- passem para o lado das Forças Guerrilheiras, trazendo suas armas. Sejam novos combatentes do povo.

Abaixo a ditadura!
Viva a liberdade!

12 de abril de 1972

O Comando das Forças Guerrilheiras do Araguaia.