Forças Guerrilheiras do Araguaia: João Carlos, leal servidor do povo

JOÃO CARLOS: LEAL SERVIDOR DO POVO

Vítima de tocaia de soldados da ditadura, a 30 de setembro, morreu nas matas amazônicas, na área de Caiano, próximo a São Geraldo, município de Conceição do Araguaia, o destemido guerrilheiro João Carlos Haas Sobrinho. Figura de excepcionais qualidades, o combatente tombado sempre se revelou pessoa profundamente humana e um revolucionário hábil, capaz e corajoso.

João Carlos – Juca, como o conheciam os camponeses e seus companheiros de luta – era formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se destacou como líder estudantil, ocupando o cargo de presidente do Diretório Acadêmico. Médico competente, excelente cirurgião, jamais mercantilizou a sua profissão.

Usava seus conhecimentos técnicos em favor dos pobres e para atender os camaradas da guerrilha. Antes de ingressar nas Forças Guerrilheiras do Araguaia, desenvolveu intensa atividade médico-cirúrgica em Porto Franco, Tocantinópolis e Estreito, nos Estados do Maranhão e Goiás, cuidando, solicitamente, dos camponeses e dos que necessitavam de seus préstimos. Conquistou, desse modo, largos círculos de simpatia e amizade. Naqueles municípios, deixou inapagável lembrança. Perseguido pela ditadura, foi para a área de Caiano. Aí integrou-se com os lavradores, dando-lhes, dentro de suas possibilidades, o máximo de assistência médica e orientando-os em suas atividades.

Quando as forças repressivas do governo atacaram criminosamente os moradores do Sul do Pará, João Carlos optou pela vida tormentosa e difícil na selva amazônica, onde podia combater de armas nas mãos os inimigos do povo brasileiro. Incorporou-se ao movimento guerrilheiro para resistir, ao lado dos camponeses e patriotas, às investidas dos militares. Destacou-se, então, como um dos melhores combatentes, tanto do ponto de vista militar, como no aspecto político.

Homem de caráter firme, sempre se manteve fiel a seus ideais. Nunca se vergou aos poderosos. Desprezou posições e vantagens que podia auferir de sua profissão para se tornar participante ativo da revolução. Preferiu arrostar toda sorte de privações como patriota honrado e revolucionário conseqüente a compactuar com a ditadura que oprime e enxovalha a Nação. Era exemplo de modéstia, desprendimento e elevado espírito de solidariedade. Tinha particular capacidade em lidar com as massas pobres e oprimidas.

Estava, também, disposto a realizar os maiores sacrifícios para ajudar seus companheiros de luta. Não via sua pessoa, mas o bem-estar geral. João Carlos era, antes e acima de tudo, um servidor do povo.

Valente até a temeridade, o combatente desaparecido jamais temeu o inimigo. Em todas oportunidades apresentava-se para levar a cabo os encargos mais pesados. Amava a vida, mas, conscientemente, estava decidido a dá-la pela nobre e luminosa causa da democracia e da libertação nacional. No cumprimento de perigosa missão, caiu para sempre, quando ainda muito poderia contribuir para a grandiosa obra de transformação social do país.

Assim, a revolução brasileira perdeu emérito lutador e o povo um de seus melhores filhos. Homens de sua envergadura surgem, unicamente de tempos em tempos, forjados pelo movimento revolucionário em ascensão, como o se verifica atualmente no Brasil.

A morte de João Carlos deixa imenso vazio nas Forças Guerrilheiras do Araguaia, onde ele ocupou o posto de Chefe do Serviço de Saúde e de membro do Comando Militar. Somente um esforço redobrado de todos os combatentes pode preencher a lacuna que se abriu nas fileiras da guerrilha.

Os combatentes do Araguaia saberão superar todos os entraves à sua luta, inspirando-se na heróica e brilhante trajetória de João Carlos Haas Sobrinho. O ejemplo desse guerrilheiro indômito viverá eternamente na memória de todos os patriotas e despertará para a ação armada um número cada vez maior de jovens brasileiros para pôr fim à ditadura e para acabar em definitivo com a dominação imperialista.

Em algum lugar das selvas da Amazônia, 20 de dezembro de 1972

O Comando das Forças Guerrilheiras do Araguaia.