Comunicado Nº 2 das Forças Guerrilheiras do Araguaia

FORÇAS GUERRILHEIRAS DO ARAGUAIA

COMUNICADO Nº 2

Depois de 5 meses de investidas inúteis para liquidar o movimento guerrilheiro que se desenvolve no Sul do Pará, as Forças Armadas da ditadura organizaram aparatosa campanha visando a cercar e a aniquilar os combatentes do Araguaia. A operação militar, que se iniciou a 14 de setembro e durou mais de 20 dias, mobilizou cerca de 8 mil homens de unidades pertencentes ao Comando Militar da Amazônia e ao Comando Militar do Planalto. Participara também da ação pára-quedistas da Guanabara, contingentes de Fuzileiros Navais, muitos aviões e helicópteros da FAB, bem como tropas das polícias militares do Pará e de Goiás.

A campanha montada pela ditadura redundou em fracasso. O inimigo ocupou, com grandes forças, cidades, vilas e rodovias; patrulhou, usando numerosos soldados quase todos os caminhos e trilhas; e chegou, mesmo, a penetrar na mata. Mas viu-se impotente diante da tática de guerrilhas usada pelos revolucionárias armados. Suas tropas vagaram a esmo pela selva, estradas e trilhas, tendo sofrido 3 baixas fatais ocasionadas pela ação das FF GG. Além de enfrentarem difíceis problemas de logística, tiveram vários mortos e feridos em acidentes e elevado número de soldados atingidos pelas febres. Depois de cometerem violências contra os lavradores e habitantes de cidades e corrutelas, tendo assassinado alguns deles, retiraram-se deixando contingentes militares em diferentes áreas.

Assim, as FF GG do Araguaia saíram-se bem em mais uma grande prova. Embora não tivessem se empenhado em ações de envergadura, alcançaram importantes êxitos, resguardando seus principais efetivos, adquirindo mais experiência militar e aumentando sua influência junto à população, que não se deixa enganar pelas manobras demagógicas da ACISO. Atualmente, intensificam a propaganda revolucionária e fustigam o inimigo em diversos lugares.

As Forças Armadas do governo, em especial o Exército, dedicam-se, agora, à abertura de estradas em toda a região, objetivando sua mais fácil locomoção. Estão preparando nova e mais espetacular campanha contra os guerrilheiros. Eles saberão enfrentá-los de acordo com as circunstâncias para frustrar os infames desígnios dos generais da ditadura.

De algum lugar das selvas da Amazônia, 20 de outubro de 1972

O Comando das Forças Guerrilheiras do Araguaia